Sempre ouvimos falar em tirar a ideia do papel, executar com raça e outras mil “inspirações”. Mas para tirar do papel, é preciso primeiro por a ideia no papel! Há algum tempo tento escrever algo sobre esse tema, mas sempre penso que não é o foco real do nosso projeto. No entanto, como estamos preparando uma série de cursos trazendo a essência da Inovação com o DNA da Dueto Agência Digital, foi dada a largada para o processo.

Somos empreendedores e abraçamos a inovação com grande amor, e em nossa caminhada notamos certa dificuldade dos empreendedores em discernir ou definir os momentos do seu negócio. E isso dificulta a visão de crescimento e entendimento sobre o público alvo.

Nos últimos meses tivemos uma procura por orçamentos e, ao questionar os empreendedores sobre o futuro da sua empresa, verbas para comunicação e o Canvas Modelo de Negócio. Infelizmente notamos que a atenção ainda é maior com outros pontos que, em muitos casos, não deveriam ser tão ativos na etapa em que as empresas se encontram. Alguns ainda não haviam ouvido falar sobre os processos desenvolvidos no Canvas utilizado pela Dueto.

Quando iniciar com insights no Canvas, tenha sua ideia de negócio definida. Se existem vários problemas e você imagina ter as soluções, discorra sobre elas gradativamente. Depois haverá um momento em que decidirá qual ou quais desses problemas você deseja resolver. Uma frase que define bem esse momento é “quem agrada a todos não agrada a ninguém”. Filtre bem quem é seu alvo e se sua ideia realmente é aplicável para o problema dele.

Ao completar o Canvas você consegue visualizar o futuro imediato e a longo prazo da empresa, além de saber de onde e como virão os ativos, que perfil buscará em seus parceiros, além de custos e de um conhecimento técnico maior sobre o desenvolvimento de tal atividade.

Essa ferramenta possibilidade a interação de vários personas (sócios, empreendedores parceiros, profissionais com formações variadas, como a experiência vivida no Startup Weekend), o que leva a um entendimento maior sobre as resoluções para o mesmo problema. Resumindo: várias pessoas errando juntas para chegar mais rápido ao resultado assertivo comum!

Entenda que, mesmo com toda aquela felicidade no peito, a vontade de dar certo, dinheiro, sangue, TUTANO, você terá que decidir: é melhor investir o dinheiro e torcer para dar certo, ou avaliar todos os processos e minimizar os riscos? Utilizar um Canvas facilita toda sua perspectiva sobre o empreendimento, e ainda economiza seu capital: você já consegue visualizar se sua ideia será um sucesso ou se será um tiro no pé! Lançaremos em breve um curso sobre Design Business e Model Business para instigar os empreendedores a facilitar sua vida e a da sua empresa! Agora, se quiser utilizar nosso Canvas para Modelo de Negócios, imprima o arquivo no link que deixamos aqui desenvolvido pela Dueto, empresa especializada em Marketing Digital e novos negócios. Pegue caneta ou lápis e post-its variados para preenchimento! Do it!