Um ambiente fervilhante, onde ideias brotam o tempo todo e fracassos são ferramentas de aprendizado para inspirar o sucesso. Assim foram os dois dias em que participamos do SEBRAE Exchange BH 2016 com a turma mais que animada do Minas UP.

Iniciamos nossa saga passando por temáticas ousadas sobre games, mídias sociais, biohacking, realidade aumentada e modelos de apresentação. A quantidade de informação nas cinco salas principais gerava um corre-corre, pois todos ali queriam acompanhar as histórias e ideias que cada palestrante relatava.

Conhecemos o Natan Rebelo e o Pedro Rodarte da GAMELYST, empresa que se torna a Netflix dos games. Com diversas parcerias das empresas de games, disponibilizam diversos jogos a um custo muitíssimo acessível ao mês. A Gamelyst conta hoje com uma equipe de 10 integrantes e também utilizaram das adversidades para impulsionar a execução do projeto: em meio a saída de integrantes iniciais ao projeto e muita ralação, conseguiram formatar um excelente produto. A dedicação que dispõem para a Gamelyst é intensa: entre longas negociações, muitas horas de projeto e viagens em busca de novas parcerias, os integrantes da equipe possuem uma vida agitada e intensa. Ainda assim encontram tempo para inspirar outros inovadores a não desistir de seus anseios, orientando e corrigindo pitch’s.

Tivemos um papo empolgante com a linda Raquel Camargo da Lhama.me sobre Midias Sociais. Jornalista e Mestre em Estudos de Linguagens, não tem nada de “séria” como os títulos que possui sugerem. Animada e com uma conversa empolgadíssima, falou sobre as mudanças na era digital, dos desafios de estudar e trabalhar com mídias sociais, em suas aventuras como blogueira e descobrimos que é também uma excelente manobrista de disco voador (hahaha)! Questionada sobre as mudanças nas ferramentas ads dos grandes meios digitais, falou que a adaptação à essas alterações deve ser rápida, e que a dedicação é fundamental para o sucesso no processo de comunicação atual: devemos manter abertas as portas ao público e entendermos realmente as tendências comportamentais que surgem no horizonte.

O momento de entretenimento visual foi DUCA: Wesley Soares é um Miyagi no quesito 3D. Seja animação, planejamento, malhas, concepções (gente, isso vai loooonge se continuarmos), ele consegue entreter com histórias e técnicas incríveis. Professor e ferramenteiro, tem projetos sensacionais em empresas como Casa dos Quadrinhos e BrainstormGames. Sua arte contém muita técnica e detalhes que oferecem encantamento e impressiona pela simplicidade de desenvolvimento.

O SEBRAE Exchange BH 2016 foi uma experiência revigorante: entre mentes brilhantes do nosso Norte Minas na comitiva do Minas UP, de Belo Horizonte e de todo o Brasil, experimentamos o delicioso Café dos Reis, tomamos a excelente cerveja “Smoke On The Water” da Cervejaria Kud, além da amistosa comitiva de Diamantina que nos apresentou a perspectiva de projetos que a Aretusa Martins está propondo para sua startup, bem como o Ernane Câmara com o projeto CatalogoNaNet facilitando a ligação entre serviços e pessoas. Logo mais traremos os frutos dessas conversas para nossa empresa e para nossos projetos, acrescentando a inovação e solução de projetos e processos sociais ao nosso meio. Agradecemos a todos do Minas UP, ao Pedro Viana e ao Walmath como SEBRAE, ao Marc (haitiano que destemidamente nos recebeu e acolheu no hotel Holiday, e ao piloto do nosso voo para BH que resolveu dar um “cavalo de pau” no ar, desenrolando uma série de piadas e risos.

Quanto ao final deste “relatório”, não é bem um final: queremos iniciar nossa saga definindo um novo projeto que trará nosso DNA inovador, e ainda temos muito chão pela frente. Por isso não será um fim, será o começo de muitas novidades, palestras, ideias, cafés e cervejas! E claro: muita animação! Quer inovar? Comece hoje e sem medo de errar! Do it!