Iniciando as atividades de 2020, em uma das primeiras reuniões do ano com um cliente futuro (uhuuul!), fomos questionados sobre o Google Meu Negócio e sobre sua relevância. E decidimos colocar aqui em linhas práticas como sua empresa pode ter seu cadastro na plataforma GRATUITAMENTE e como configurar o básico.

Se você possui um negócio, empresa ou uma lojinha simples e minúscula, é fato que esse “negócio” precisa estar no Google. Talvez você já até realize suas campanhas e ações de SEO / marketing de conteúdo no seu site para ranquear nas primeiras posições deste buscador. Mas de maneira gratuita, o Google Meu Negócio ajuda pequenos negócios a ficarem ao alcance do consumidor.

Sabe quando procura por uma palavra no Google (por exemplo, “relojoaria”) e ali abaixo da caixa de pesquisa aparece um mapa com algumas empresas destacadas, antes até dos resultados orgânicos? Pode até procurar por uma empresa específica e, num passe de mágica, uma “pequena apresentação” aparece no lado direito da tela! Ali está o Google meu Negócio em ação!

Mas o que realmente é o Google meu Negócio?

Esta ferramenta foi desenvolvida para facilitar aos seus clientes encontrarem a sua empresa nas pesquisas da rede e do Google Maps. Ela contém informações relevantes sobre sua empresa e/ou negócio, e usa a geolocalização para especificar os estabelecimentos.

Destacamos as características mais relevantes desta ferramenta:

  • Disponibilizar e-mail, telefone e site ― se o cliente te encontrar via mobile, poderá ligar diretamente para você sem precisar digitar o número, diretamente pelo buscador;
  • Inserir seu endereço no Google Maps e, usando a localização, traças as rotas até você;
  • Mostrar aos seus clientes seu horário de funcionamento e horário de pico;
  • Exibir comentários e notas dos clientes e parceiros.

 

Como o cliente vê os resultados do Google meu Negócio?

O Google pode exibir os resultados de pesquisa em 3 formatos. Vai depender de como a pesquisa foi executada por quem busca.

 

Pesquisa 1: buscando por tipo de estabelecimento

Seguiremos com o exemplo da procura por uma relojoaria. Simulando a pesquisa no Google fica assim:

 

 

Quando não for especificado o local de busca (cidade, estado ou país), o Google levará em conta a localização geográfica de quem está a buscar para sugerir os resultados. Ainda assim o resultado é mais preciso em smartphones por conta do GPS.

 

Pesquisa 2: buscando por estabelecimento e localização

 

Este tipo é utilizado quando o cliente já está ciente sobre qual área de busca quer. E como no exemplo 1, o posicionamento é definido logo abaixo do campo de busca, até mesmo antes dos resultados orgânicos.

 

Pesquisa 3: procura pelo nome da empresa

Quando o cliente já sabe de qual empresa ele quer as informações. Tomaremos o primeiro resultado da Pesquisa 1 como exemplo:

Quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio permite que quem procurar o seu estabelecimento nos buscadores tenha uma visão mais completa, sendo mostrada ao lado direito, com todas as informações depositadas no cadastro.

E agora, como realizo meu cadastro no Google Meu Negócio? Veja o tutorial abaixo.

 

Passo a passo: sua empresa no Google Meu Negócio

Siga esses 9 passos e logo logo sua empresa estará no Google Meu Negócio. E para começar, faça LOGIN em sua conta do Google.

 

Passo 1:

Acesse o site do Google meu Negócio e vá em acesse agora

Passo 2:

Insira o nome da sua empresa

Passo 3:

Em seguida, diga à ferramenta se deseja adicionar um local de atendimento

Passo 4:

Preencha o formulário

Passo 5:

Posicione sua empresa no mapa

Passo 6:

Informe se o seu atendimento ocorre apenas no endereço informado ou se atende fora do local (a domicílio, por exemplo). Neste último caso, você pode optar por incluir a área de cobertura dos seus serviços

Passo 7:

Insira sua área de atuação, selecionando a categoria que mais se encaixa no seu negócio

Passo 8:

Preencha suas informações de contato

Passo 9:

Pronto! Sua empresa AGORA está validada no Google Meu Negócio e maiores mais chance de atrair clientes.

Ao acessar o Painel de Controle você pode colocar informações complementares, gerenciar informações e prezar sempre por mantê-las atualizadas. Cuide sempre de manter boas fotos, atualizações, horários de atendimento e de feriados: assim você aumenta as chances de estar próximo do TOPO.

Gostou do conteúdo? Conhece alguma empresa que precisa entender melhor sobre esse assunto ou que precisa fazer o cadastro no Google Meu Negócio? Então compartilhe este material ou nos envie suas mensagens/dúvidas. Queremos sempre melhorar nosso conteúdo!